A existência de uma infraestrutura física adequada coloca o Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia – PPG-Integridade,  em um situação bastante favorável ao desenvolvimento de pesquisa científica de alta qualidade.

 

 Nos dois campi o PPG-Integridade conta com laboratórios de associação direta á pós-graduação e pesquisa, bem como laboratórios externos que dão suporte as atividades de pesquisa quando necessário. Além do mais, juntam-se ao conjunto de professores do PPG-Integridade outros professores que são associados aos laboratórios que fazem parte do conjunto de laboratórios de pesquisa do programa.

Recentemente,  em Setembro de 2019,  foi inaugurado no Campus Gama da Universidade de Brasília um prédio de 3000 m² de área construída totalmente voltado a pesquisa e pós-graduação.

O prédio chamado LDTEA abriga três pós-graduações que existem no Campus, sendo duas stricto sensu,  – PPG-Integridade e PPG-Biomédica e o programa lato-sensu Engenharia Clínica. As pós-graduações contam com 03 salas de aula de 60 m², 01 sala de reuniões de 45 m² e duas salas de video-conferência com 15 m² cada. Nesta nova edificação encontram-se seis laboratórios ao PPG-Integridade e que são coordenados por docentes credenciados e lotados na FGA. Os outros quatro Laboratórios associados ao PPG_Integridade estão localizados no Campus Darcy Ribeiro.

O prédio do LDTEA também conta com área comum  de 250 mpara desenvolvimento de experimentos, e uma área destinada a processos de fabricação e usinagem, perfazendo uma área de 350 m². Ambos os espaços podem ser utilizados pelos discentes do programa para realização de ensaios, montagem de bancadas experimentais ou fabricação das mesmas.

Abaixo são descritos os laboratórios. Esses laboratórios encontram-se distribuídos nos dois campi, Gama e Darcy Ribeiro. Na apresentação dos laboratórios será descrita, além de seus equipamentos, sua localização e professores internos e externos ao PPG que participam das atividades científicas desses laboratórios. A descrição completa dos equipamentos de cada laboratório, recursos de informática e Biblioteca, pode ser acessado através do documento: Infraestrutura do Programa.

  

Laboratórios do PPG-Integridade

  • Laboratório de Ensaio de Materiais

Local: Faculdade de Tecnologia Campus Darcy Ribeiro

Professores associados: Daniel Rosa e Palloma Muterlle

O laboratório está localizado no andar térreo do prédio SG-09, ocupa uma área de 109 m2.

  • Laboratório de Vibrações – GDS

Local: Faculdade de Tecnologia Campus Darcy Ribeiro

Professores associados: Marcus Vinícius Girão, Aline de Paula, Suzana Ávila e Marcela Machado.

O Laboratório de Vibrações, inaugurado em 1982, é localizado no Bloco G e destina-se às atividades de ensino, pesquisa e extensão. O laboratório foi totalmente reformado em 2012 com recursos do INCT-EIE (CNPq), conta com mobiliário novo (bancadas, cadeiras, armários) e possui área de aproximadamente 93m².

 

  • Laboratório de Fadiga e Integridade Estrutural de Cabos Condutores

Local: Faculdade de Tecnologia Campus Darcy Ribeiro

Professores associados: Jorge Luiz Ferreira, Lucival Malcher, Alex Araújo

Este Laboratório, inaugurado em 2005, está localizado em um anexo do prédio SG-9 e ocupa uma área de 240 m2 e tem como objetivo desenvolver pesquisas na área de fadiga de cabos condutores de energia.

  • Laboratório de Análise de Tensões

Local: Faculdade de Tecnologia Campus Darcy Ribeiro

Professores associados: Jorge Luiz Ferreira, Suzana Avila e Daniel Rosa

Este laboratório ocupa uma área de 80 m2. O Laboratório possui os equipamentos necessários para a realização de análise experimental de tensões utilizando as técnicas de extensometria. Análises numéricas também podem ser conduzidas utilizando-se dos softwares de elementos finitos ANSYS.

Local: Faculdade de Tecnologia Campus Darcy Ribeiro

Professores associados: José L. Ferreira (IF), Rodrigo A. Miranda (FGA), Adriane B. Schelin (IF), Ivan S. Ferreira (IF)

Canal Youtube

 O Laboratório de Física dos Plasmas (LFP) do Instituto de Física da UnB foi implantado em 1994  pelo Prof. José Leonardo Ferreia com recursos do Instituto, aproveitando espaço, materiais e equipamentos disponíveis no antigo Departamento de Física.  Desde então, a equipe do LFP vem executando pesquisa e desenvolvimento na área de fundamentos de física e aplicações tecnológicas de plasmas, por exemplo, dispositivos de propulsão elétrica.
 
No dia 1º de Abril de 2015 foi inaugurado o Laboratório de Simulação de Plasmas e Propulsão Espacial (LaSPPE). O LaSPPE tem como objetivo a simulação numérica de plasmas em dispositivos de propulsão elétrica e em dispositivos de confinamento magnético, assim como turbulência em plasmas espaciais. O laboratório conta com dois computadores Workstation, cinco microcomputadores, ar condicionado, televisão e mesa de reuniões para apresentações.
  • Laboratório de Materiais

Local: Faculdade do Gama – FGA, Campus UnB-Gama

Professores associados: Carla Anflor, Sandra Maria da Luz, Manuel Barcelos, Edison Cueva e Emmanuel Pacheco

Este Laboratório possui uma área de 55 m². A sua infra-estrutura permite realizar experimentos e trabalhos envolvendo a obtenção, síntese e preparação, assim como, tratamentos térmicos, caracterização estrutural, microestrutural e mecânica de materiais.

  • Laboratório de Tecnologias em Biomassa

Local: Faculdade do Gama – FGA, Campus UnB-Gama

Professores associados: Sandra Maria da Luz, Carla Anflor

Canal Youtube

Existem 02 laboratórios de química com área construída de 61,20 m² e outro com 30 m². Este laboratório possui estrutura capaz de fornecer ao programa os subsídios necessários para a realização de experimentos que envolvam preparação de amostras cerâmicas, metálicas, poliméricas e compósitos. Os equipamentos disponíveis no laboratório poderão ser usados para o desenvolvimento de materiais nanoestruturados.

Local: Faculdade do Gama – FGA, Campus UnB-Gama

Professores associados: Carla Anflor, Jhon Goulart e Sandra Maria da Luz

Professores colaboradores: Tallita Nunes, Dra., Sergio Carneiro, Dr. (FGA),  Rafael Celeghini Santiago, Dr. (UFABC),  Bessin Baranoglu (Atilim University - Turquia)

GMEC nas bases de Grupos de Pesquisa do CnPQ

O grupo de Mecânica Experimental e Computacional, GMEC, foi criado em 2013 com a finalidade de agregar docentes e discentes em torno do tema: experimentação e simulação numérica em problemas de mecânica dos sólidos e fenômenos de transporte.

  • Laboratório LEEC – Laborátório de Estudo de Escoamentos Complexos

Local: Faculdade do Gama – FGA, Campus UnB-Gama

Professores associados: Jhon Goulart, Rodrigo Miranda, Luciano Noleto, Augusto Brasil e Felipe Storti

Professora colaboradora: Tallita Nunes, Dra.

O Laboratório LEEC é recém criado e esta abrigado no prédio novo da FGA. Nesse laboratório os professores associados tem trabalhado com temas envolvendo interação fluido-estrutura, experimentação em turbulência, medição de velocidades e flutuações de velocidade e pressão. São técnicas experimentais utilizadas no laboratório: anemometria de fio quente, utilização de transdutores de pressão e técnicas de visualização. O laboratório tém área de 35 m².

Local: Faculdade do Gama – FGA, Campus UnB-Gama

Professores associados: Maria Alzira Araújo Nunes, Suzana Ávila e Marcus Vinícius Girão, Alessandro Borges e Rita de Cássia

O Lab NVH - Laboratório de Acústica e Vibrações é um laboratório da Faculdade UnB Gama da Universidade de Brasília criado com o objetivo de atender as disciplinas de graduação e pós-graduação que com ele se relacione, bem como abrigar e dar suporte às pesquisas desenvolvidas na área, desde a iniciação científica até o mestrado e doutorado acadêmico. O Lab NVH possui bancadas experimentais, analisadores digitais e sistemas de aquisição de dados, transdutores para ensaios em acústica e vibrações, equipamentos para ensaios em acústica e vibrações (medidores de NPS, calibradores de NPS e de vibração, alto-falantes, excitadores eletrodinâmicos, amplificadores de potencia) e diversos softwares de simulação numérica (MSC ADAMS®, Ansys®, LMS Virtual Lab Acoustic®). O laboratório NVH auxilia, principlamente, as disciplinas Análise, planejamento e Tratamento de Dados Experimentais, Fundamentos da Acústica, Fundamentos da Aquisição de Sinais e Processamento de Sinais Digitais.

  • Laboratório de Sistemas de Controle – SISCO

Local: Faculdade do Gama – FGA, Campus UnB-Gama

Professores associados: Suzana Ávila, Marcus Vinícius Girão, André Murilo de Almeida Pinto, Maura Angélica, Renato Vilela

Trata-se de um laboratório multidisciplinar, atendendo os programas de metrado e doutorado PPG-Integridade e Programa de Pós-graduação em Sistemas Mecatrônicos. O Laboratório também atende os cursos de graduação da FGA, engenharias automotiva, eletrônica, de energia além de prestar auxílio aos cursos de enga. Civil e Mecatrônica do Campus Darcy Ribeiro. No ambiente são desenvolvidos trabalhos de iniciação científica, projetos de graduação (TCC), dissertações de mestrado e teses de doutorado, bem como projetos aprovados em órgãos de fomento (Cnpq, CAPES, FAPDF).

Laboratórios de Graduação que Suportam a Pós-graduação

Além dos laboratórios descritos acima, também existem laboratórios parceiros do PPG-Integridade. Na apresentação serão descritas sua localização e professor responsável. O docente responsável pode não ser docente credenciado ao programa. São eles:

  • Laboratório de Termo-fluidos

Local: Faculdade do Gama – FGA, Campus UnB-Gama

Professor Responsável: Luciano Noleto

Laboratório com área de 107m2, dividido em 02 modulós de 52 a 53m2. Este laboratório destina-se ao suporte experimental de pesquisas voltadas ao estudo de aspectos térmicos e fluido-mecânicos das diversas fontes e meios de conversão de energia. 

  • Laboratório de Processos de Fabricação

Local: Faculdade do Gama – FGA, Campus UnB-Gama

Professor Responsável: Rhander Viana

O Laboratório de Processos de Fabricação da UnB-FGA é um laboratório multiusuário com área de aproximadamente 200 m² que atende as necessidades de fabricação das cinco engenharias do Campus Gama.