Laboratório de Vibrações e Dinâmica de Sistemas - GDS

O Laboratório de Vibrações, constituído em 1982, destina-se às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Passou por uma recente modernização e readequação do espaço físico com recursos do INCT de Estruturas Inteligentes em Engenharia entre 2009 e 2016 e vendo sendo constantemente atualizado com recursos oriundos principalmente do CNPq, FAP-DF, FINEP e Petrobrás.

O Laboratório conta com um espaço de estações de trabalho para alunos de graduação e pós-graduação com uma rede interna de desktops e estações flutuantes. Ademais, o Laboratório de Vibrações possui um conjunto variado de acelerômetros de propósito geral e específicos, mini acelerômetros PCB e sensores laser de posição Baumer e vibrômetro doppler laser Polytec PDV-100 e microfones B&K. Também possui martelos de impacto modal com diferentes sensibilidades, um mini martelo para estruturas leves além de shakers LDS, B&K e Tira de grande, médio e pequeno porte.

Também estão disponíveis um grande número de sistemas de aquisição NI com entradas e saída, software de tratamento de sinais e análise modal operacional, amplificadores e um forno metalúrgico para tratamento de ligas de memória de forma.

Ao longo dos últimos anos, a infraestrutura disponível no Laboratório de Vibrações tem viabilizado o ensaio de vibrações, análise modal e caracterização de ondas mecânicas de estruturas leves feitas de materiais compósitos, metamateriais e cristais fonônicos produzidos a partir de manufatura aditiva e materiais inteligentes, caracterização de absorvedores mecânicos de vibração em regime elástico e pseudoelástico, produzidos a partir de ligas de memória de forma, ensaios para caracterização de colheita de energia em estruturas inteligentes.

Os temas estudados experimentalmente no Laboratório de Vibrações têm aplicações principalmente na indústria de produção e transmissão de energia elétrica, óleo e gás e aeroespacial. A equipe do Laboratório de Vibrações tem produzido resultados cientificamente relevantes com o intuito de fomentar a produção de soluções inovadoras na indústria e sociedade.

EQUIPAMENTOS:

- Shaker ET127 (500 lbf, 4.5 kHz, 1.0'' de curso) e Amplificador PA-141 da Labworks (50V, 1.000 VA).
- Analisador de sinais HP35665A.
- Analisador portátil de sinais HP 3560A.
- Analisador para medidas sonoras NORSONIC tipo 110.
- Shaker B&K 4808 (25 lbf, 5 Hz a 10 kHz, 0.5'' de curso).
- Gerador de sinais HP33120A.
- 1 estação de trabalho com Pêndulo rotativo para experimentos de controle da Quanser (SRV02).
- 3 chassis para aquisição de sinais da NI (cDAQ 9172, 9178, 9174) com diferentes módulos de entrada e saída.
- 2 Martelos de impacto para analise modal da PCB, além de Amplificadores, acelerômetros e sensores de força de diversos tipos para ensaios dinâmicos da B&K.